domingo, 23 de novembro de 2014

Creche



Sala Amarela



Sala Laranja



Sala dos Finalistas



1º Ciclo - Sala Mar

Esta semana participámos no Dia Nacional do Pijama! Este dia já vinha sendo preparado há algum tempo com a elaboração das Casas dos Pijamas!
Dia 20 de novembro, quinta-feira, foi dia dos alunos virem para a escola de pijama, participando assim num dia divertido, educativo e solidário! “Neste dia, as meninas e meninos pequenos vestem pijama …para lembrar à gente grande que todas as crianças têm direito a crescer numa família”.
Todas as crianças foram recebidas na Sala do ATL com música, onde puderam brincar livremente um pouco. Todos tiveram oportunidade de entregar anonimamente a sua casinha numa casa grande feita no ATL.
No ATL, sentados em colchões e tapados com mantinhas, todos os alunos, um grupo  de cada vez (1 e 3º anos) teve a oportunidade de ouvir uma história relacionada com este dia.
Na Sala (Mar), o 3º ano, a pares, escreveu frases sobre o tema deste dia, que depois de selecionadas deram origem a um lindíssimo poema – “Meninos Felizes”! O poema foi escrito num placard, que foi ilustrado pelos alunos do 1º ano. Os dois grupos decalcaram ainda a sua mão, com uma cor à escolha.
Ficou um lindo trabalho, que foi afixado por momentos na entrada e está agora à porta da Sala Mar!






domingo, 16 de novembro de 2014

Mensagem de Natal - Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo, A.T.L. e Sala de estudo

E como vem sendo hábito pedir-vos ajuda na decoração no nosso Cuco. Este cartão que foi para vossa casa, deve voltar decorado e com uma linda mensagem de Natal, até ao dia 24 de dezembro. Portanto vamos dar asas à criatividade e vamos deixar o nosso Mestre Cuco a brilhar no Natal.

São Martinho na Creche



Sala Amarela


Sala Laranja




Sala dos Finalistas





Sala Mar - 1º Ciclo




domingo, 9 de novembro de 2014

Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo

O que é o Dia Nacional do Pijama®?

O Dia Nacional do Pijama® é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (este ano, foi alargado às crianças do 1º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há portugueses -, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades educativas e divertida até regressarem a casa. 
O Dia Nacional do Pijama® realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras podem também organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
O Dia Nacional de Pijama® é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida®. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama®.

Crianças ajudam outras crianças

UMA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER NUMA FAMÍLIA é a grande causa!
A Convenção Internacional dos Direitos da Criança (faz 25 anos, em 2014), logo no seu preâmbulo, diz que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos".
Com a Missão Pijama pretende-se dar visibilidade a esta causa, sensibilizando a sociedade e cada um de nós para a necessiade de tornar real este direito fundamental das crianças.
Juntos podemos deixar uma marca positiva em muitas crianças, se começarmos, hoje, ajudando uma de cada vez.
Em Portugal, das 8.437 crianças separadas dos seus pais (dados de 2013) apenas 4% crianças vivem com famílias de acolhimento. De facto, 96% das crianças estão institucionalizadas. Esta situação é bastante diferente em muitos países europeus. Em França, por exemplo, 66% das crianças vivem em famílias de acolhimento e em Inglaterra o número sobe para mais de 77%.
As boas práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso fundamental e prioritário a ser usado quando as crianças têm de viver separadas dos seus pais. Este é o objetivo da Missão Pijama de que todos podemos fazer parte, defendendo estes valores, para que, num futuro breve, muito mais crianças possam crescer numa família.
Assumindo esta missão, a Mundos de Vida criou o primeiro serviço especializado de acolhimento familiar, em Portugal, e a campanha designada "Procuram-se Abraços", com o objetivo de criar uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade que já permitiu encontrar, formar e acompanhar novas famílias e, assim, acolher cerca de 100 crianças num ambiente familiar (evitando a sua institucionalização).
Este é um desafio de nós todos. Uma sociedade que defenda o valor da infância, a mudança de mentalidades do sistema português e o conhecimento do direito de uma criança crescer numa família, vão permitir fazer a diferença e dar a mais crianças a possibilidade de crescerem num meio familiar mais terno, mais seguro e mais positivo.

___________________________________________________________________________

O Mestre Cuco vai participar nesta campanha de solidariedade...As nossa casinhas já foram para casa. E no dia 20 de novembro todos juntos vamos celebrar este dia, com muitas actividades e brincadeiras. 

A Equipa

Teatro na Creche

Teatro do Biombo
PIU


Esta semana o teatro foi à creche… logo de manhã recebemos duas meninas muito carinhosas que nos fizeram entrar no mundo da fantasia juntamente com a personagem da peça, o passarinho PIU.
Neste espetáculo de teatro interativo para bebés, baseado no livro infantil Artur, de Oli, pudemos interagir com o passarinho e descobrir juntamente com ele o mundo que nos rodeia através dos variados sons e movimentos que fazem despertar os nossos sentidos. Para que possam compreender um pouco daquilo que nós vivenciámos aqui fica a sinopse e algumas das fotos deste maravilhoso momento que esperamos voltar a repetir.

Sinopse 

Dentro da casca, Piu sentia-se salvo mas já estava a ficar muito apertado. Quando nasce, longe da mãe, parte para a descoberta do mundo.

O Pintainho terá de ser criativopara sobreviver num "mundo novo", dando novos significados aos obstáculos que vai encontrando; ser comunicativo - para poder socializar e terá de procurar afeto num mundo cheio de obstáculos.

Numa viajem que balança entre o entusiasmo da descoberta do desconhecido e a insegurança e procura pela mãe, vamos vivenciar com Piu todas as suas aventuras, sentindo a água da chuva, o sabor das tangerinas e até escutando o barulho dos pássaros.





Bom fim-de-semana,

Os meninos da creche